segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Em que posso ajudá-lo 2

Hoje é segunda-feira, um dia triste, que marca o início de toda uma semana e o fim de mais um movimentado fim de semana. Ou seja, um dia ideal para que eu continue a relatar a minha história, que envolve malvados e perigosos atendentes de telemarketing e suas máquinas de tortura: os telefones.
Então, vamos em frente que atrás vem um atendente – perdão pela piadinha infame. Foi inevitável. Ao ter a minha ligação transferida para outro atendente da TIM, explicar pela terceira vez o motivo de minha ligação, confirmar os meus dados e explicar pela quarta vez o motivo de minha ligação, finalmente foi esclarecida a causa que transformou a minha conta de celular em uma enorme dor de cabeça. Simplesmente, foram cobradas, em uma só fatura, além das ligações feitas no mês de junho, as ligações realizadas entre o período de abril e maio. Por quê? Ora, porque o sistema da operadora passou por alguns problemas durante estes meses. E se a empresa tem complicações, no fim, quem se complica mesmo são os clientes.
Eu questiono. – Quer dizer que vocês erram e eu sou o prejudicado?
O que eu ouço é uma resposta digna de alguém que faz serviços de telemarketing:
- Exatamente, senhor. Não posso fazer nada em relação a isso.
Que frieza. Onde está o coração deste ser? O que eu fiz de mal para aquela criatura me tratar com tamanha indiferença. (lembrando que estes indivíduos não são humanos e foram modificados geneticamente, tendo sido criados exclusivamente para despertar raiva e indignação nas pessoas que se comunicam com eles).
Ao ouvir a resposta, passou rapidamente pela minha cabeça contratar um matador de aluguel que estivesse disposto a matar, vagarosamente, aquela figura que estava do outro lado da linha, causando muita dor e arrependimento na mesma. Porém, preferi dar continuidade à conversa.
- Então, o que posso fazer para amenizar a minha situação?
- O Sr. pode parcelar a sua dívida - ele responde.
Tendo em vista que para se resolver alguma coisa através do serviço de telemarketing precisamos disponibilizar horas e horas do nosso dia, vou resumir um pouco o meu relato. A minha conta foi dividida em quatro vezes. Um final razoável, se não fosse o fato de nenhuma destas parcelas chegar em minha casa por um erro cometido pelo operador que havia feito a negociação. Resultado? A minha dívida foi aumentando e, sem as faturas que contêm os códigos de barras em mãos, eu não podia efetuar os pagamentos. Só depois de ir ao Procon e ainda entrar em contato com a Anatel, tive dias de paz e entendimento com a TIM. Em pensar que só o que eu queria era pagar as minhas contas...
Como já tive um bom contato com os monstros que ficam o dia todo no telefone e fazem com que pessoas de todo o mundo tenham vontade de se matar, matar outras pessoas ou desistir de solucionar os seus problemas, seguem algumas dicas importantes a respeito dos operadores de telemarketing. Eu recomendo que você as siga.

• Nunca tire a culpa do atendente pelo fado do sistema estar lento. Certamente, eles são tão lentos quanto qualquer outro tipo de sistema falho.
• Ao telefone, se mantenha sempre falando com ele, evitando que ele faça a ligação cair ou que vá jogar baralho durante o atendimento.
• Procure não ter simpatia ou o mínimo de amizade que seja com um deles. Uma hora você vai se decepcionar, e não vai demorar muito para que isso aconteça.
• Caso eles resolvam o seu problema e peçam para que você dê uma nota de 0 a 10 após o término do atendimento, não se iluda. Dê nota 0. Você pode estar feliz por ter conseguido alcançar o seu objetivo, mas lembre-se de tudo o que você passou para chegar até esse ponto.
• Ao se certificar que você está prestes a concluir a ligação e que já fez tudo o que queria, pergunte ao operador se ele pode repetir informações sobre o que foi feito e sobre os procedimentos executados por ele. Ele não vai gostar muito disso. Ao fazê-lo, note que ele vai adotar um tom de voz mais ríspido, como o de quem está profundamente irritado. Esta é a hora do troco.

Esta leitura não gerou protocolo. Afinal, aqueles números não servem pra p**** nenhuma mesmo!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que brabeza toda é essa, hein?!
    Nem parece aquele doce Mateus que estou acostumada a ver, hahaha!

    Enfim, você está de parabéns, adorei seu blog.
    Beijão, meu cavalo mangalarga marchador. :D

    ResponderExcluir
  3. aaah, adorei o blog.
    e eu odeio falar com atendentes ¬¬

    MaryLacerda .

    ResponderExcluir