domingo, 11 de julho de 2010

Mania de ter mania

Engraçado essa coisa de ter mania. Às vezes, a mania chega a ser tão acentuada, que acaba se tornando mais forte do que nós mesmos. Algumas são bastante sérias – pelo menos para quem as tem -, outras, de tão insignificantes, não alteram a vida social, e nem sequer são percebidas por quem está por perto. Mas uma coisa é certa: cada um tem a sua própria mania, ainda que nem tenha se dado conta disso.
Eu mesmo possuo a mania incontrolável de observar a mania dos outros. É cada uma que me aparece. Dia desses descobri uma nova, a drapetomania. Ela consiste na necessidade de se andar sem destino, sem rumo. Imagino que até seja possível se chegar a lugares interessantes, mas confesso que prefiro traçar o meu roteiro antes de iniciá-lo. Tudo bem, vejamos o lado bom da coisa: quem sofre de drapetomania nunca se perde. Na verdade, sempre se acha. Afinal, para quem não ia a lugar nenhum, qualquer lugar aonde se chega pode ser visto como lucro.
Existem também as manias mais comuns, e um exemplo é a mitomania. O mitomaníaco precisa estar sempre contando mentiras para as pessoas com quem se relaciona, seja com maior ou menor intensidade. Acho até que já conheci um destes, mas não tenho certeza. Digo isso porque um indíviduo com quem conversei uma vez se disse mitomaníaco assumido, mas vai que era tudo mentira... Complicada essa mitomania.
Enfim, a grande mania dos seres humanos é criar manias inesplicáveis e sem sentido. Para quem pensa que não tem nenhuma mania, seguem alguns conselhos: que tal a eleuteromania (obrigação de se sentir livre) ou a amenomania (vontade compulsiva de estar alegre)? Ah, você é quem sabe. Que mania essa minha de me meter na vida alheia.

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Muito bom.
    Acho que tenho essa mania aí da eleuteromania.
    Devo ter outras também, vou observar mais.

    Ou melhor, você, que tem mania de observar as manias alheias, quais manias você acha que tenho?
    hahaha

    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. qual seria a mania do demonio da tasmania?

    ResponderExcluir