sábado, 3 de julho de 2010

Vai entender...

Os hermanos estão fora, e mais: levaram de 4 da Alemanha. Com certeza, deve ter doído para os argentinos (no bom sentido, é claro). Beijo pra lá, lágrima pra cá, e assim mais uma seleção que era tida como uma das mais fortes para essa Copa se despede. Aliás, a Copa do Mundo de 2010 está sendo, de fato, bastante interessante. Alguns dos favoritos não conseguiram mostrar a que vieram – incluindo o Brasil – e curiosidades começam a surgir durante o torneio de futebol mais importante do planeta.
Em 59 jogos, já foram marcados 132 gols. Um número, digamos, razoável. Agora, uma coisa sempre me deixou intrigado. Esse negócio de média de gols feitos por partida. Quer saber por quê? Bem, é simples. Vamos à média atual da Copa que está sendo disputada, que é de 2,2 gols por jogo. Como é que um jogo pode ter 2,2 gols? Já pensou:
- E aí, meu velho, quanto que tá o jogo? – pergunta o cidadão.
- Ihhh, tá empatado: 2,2 a 2,2. – responde o outro.
Não dá, né!? Só podia ser invenção de matemático.
O mesmo acontece com o percentual de público por partida. Até agora, a média de pessoas que vão assistir aos jogos nos estádios é de 46.929,6. E o que seria esse misterioso “,6”...? A pequena comunidade de anões, que nunca faltam aos espetáculos mas não podem ser contados como pessoas inteiras? É, talvez.
Por fim, me chama a atenção um detalhe: os mascotes da Copa. Esta ano foi o leopardo chamado Zakumi. Até simpático. Na Alemanha foi a vez de um leão, que recebeu o nome de Goleo VI. E no Brasil, qual será o animal escolhido? O tamanduá bandeira Extincto? O mico-leão-dourado Jaera? Ou ainda, o burrinho falante Dunga? Este último não. Vai que dá azar...

Um comentário: